PENSADORES QUE ME TOCAM

“Quando você pergunta a si mesmo se é feliz, você deixa de sê-lo… Os antigos provavelmente suspeitavam disso, razão pela qual sugeriam que, sem trabalho duro, a vida não ofereceria nada que a tornasse valiosa. Dois milênios depois, a sugestão não parece ter perdido a atualidade.” Zygmunt Bauman

“O homem que não sabe dominar seus impulsos instintivos é sempre escravo daquele que se propõe a satisfazê-los”

"Qualquer que seja a razão, o inconsciente muitas vezes nos domina e sempre nos cega " Gustave Le Bon

AV3 Plano Promocional

Olá meus estimados pupilos...

Estamos rumo ao fim do semstre entrando na preparação de nosso AV3.


Vejamos:
TRABALHO PLANO PROMOCIONAL

OBJETIVO DO TRABALHO
Proporcionar aos alunos uma vivência no desenvolvimento de ações promocionais e de merchandising, contato com o mercado profissional e com dinâmicas de promoção, problemas reais e táticas de ações promocionais.

Levá-los ao conhecimento e análise das ações implementadas pelo cliente escolhido por eles no passado, caso este tenha desenvolvido alguma.


DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

A agência, os alunos, devem elaborar um plano promocional contendo ações de promoção de vendas e de merchandising para a campanha de seu cliente para ocorrerem ao longo de um ano. Devem ainda especificar os objetivos da promoção, quais são as ações a serem desenvolvidas e a verba para implementação; orçamentos, leis e custos envolvidos.

OBS. O produto ou serviço que fará parte do plano promocional poderá (de preferência), ou não, estar relacionado com o cliente de seu Projeto Experimental (PREX I).



DETALHAMENTO DAS ETAPAS – TÓPICOS DO TRABALHO

1. Introdução - Histórico Promocional seu e dos concorrentes

1.1 Quais são ou foram, no passado recente, as ações promocionais e de merchandising desenvolvidas por seu cliente ?
1.2 Quais as ações desenvolvidas e implementadas pelos concorrentes?


2. Defesa da estratégia

Devem justificar aqui o porquê de usar promoções de vendas e ações de merchandising em sua campanha para seu cliente. Está justificativa deve estar embasada na análise PFOA (SWOT) do cliente e fundamentada nos objetivos de comunicação e marketing do cliente. Em outras palavras deve estar em sintonia com os objetivos de planejamento de campanha do PREX I.

3. Objetivos das Promoções

O que se espera como resultado de cada ação promocional? Onde quer chegar?
OBS: Atenção, tome cuidado para não ser vago ou amplo demais em seus objetivos, eles devem ser claros e específicos, numéricos preferencialmente.

4. Ações promocionais

4.1 Descrever cada uma das ações que serão realizadas, uma a uma. Dentro desta descrição deve colocar: defesa da ação - como esta ação contribui no objetivo proposto.

4.2 Mecânica das ações: deve conter o detalhamento: quando, onde, como, quem realizará cada etapa. Materiais utilizados, logística das ações, tudo detalhadamente, incluindo promotores e supervisores etc...

4.3 Cronograma da ação, um quadro contendo as fases ou atividades de cada ação e o tempo em que estas serão realizadas e quem será o responsável de cada uma.

4.4 Ficha técnica das peças promocionais: deve incluir os layouts (na parte de criação) de camiseta, brindes, estande, etc...


5. Verba

5.1 Qual o custo de cada ação? Fazer planilha com custos descritos detalhadamente.

5.2 Qual o custo que conseguiram implementar (em quanto conseguiram reduzir o custo) , envolvendo cross promotion com outras empresas e parcerias?

5.3 Inserir orçamentos e anexos.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E ENTREGA
1. Valor
O trabalho valerá de 0,0 até 10,0 pontos para AV3.
(lembrando que a leitura e iscussão dos temas em sala podem dar ou retirar pontos deste total)
2. Entrega

2.1 A data da entrega será entre os dias 02 a 10 de junho de 2011, no respectivo dia de aula com cada turma (obviamente).

2.2 Cada agência (grupo de alunos) terá um tempo estipulado de acordo com o número de agênicas da classe para poder apresentar e responder aos questionamentos dos demais discetnes e do docente.

2.3 A agência deverá entregar uma cópia impressa do trabalho no dia que for sorteada para fazer sua apresentação oral em sala. Caso não entreguem a agência terá redução significativa de nota.

2.4 A não apresentação do trabalho implicará em perda signmificativa de nota.

2.5 Todos os elementos da agência devem estar aptos a responder questionamentos levantados sobre as ações implementadas em seu plano de promoção. Caso algum membro se mostre inapto, a agência como um todo é avaliada pela soma da atitude de seus membros.


OBS: As agências que não entregarem no dia estipulado pelo sorteio e não apresentarem terão perda de 5,0 pontos respectivamente.


Formato impresso Word, corpo 12, tipologia Times New Roman, normas da ABNT.

Para facilitar as parcerias no AV3 iremos propor que as agencias respondam com comnetários seu nome, seu e-amil de contato e seu cliente.
A intenção é fortalecer açoes de cross promotion.