PENSADORES QUE ME TOCAM

“Quando você pergunta a si mesmo se é feliz, você deixa de sê-lo… Os antigos provavelmente suspeitavam disso, razão pela qual sugeriam que, sem trabalho duro, a vida não ofereceria nada que a tornasse valiosa. Dois milênios depois, a sugestão não parece ter perdido a atualidade.” Zygmunt Bauman

“O homem que não sabe dominar seus impulsos instintivos é sempre escravo daquele que se propõe a satisfazê-los”

"Qualquer que seja a razão, o inconsciente muitas vezes nos domina e sempre nos cega " Gustave Le Bon

AV1 - 2011

Parabéns pelo esforço e dedicação turma de eventos de 2010!
Espero que o trabalho tenha contribuido em sua formação profissional.

Segue abaixo o descritivo do trabalho que deverá ser entregue na Av1.
Entendam que este trabalho pátco irá ajuda-los a desenvolver competências para analisar e criarem layouts de PDVs, segundo a lógica de consumo.

TRABALHO DE MERCHANDISING


OBJETIVO TRABALHO
Proporcionar aos alunos uma vivência nas lojas de varejo e nos PDV’s. Levá-los ao conhecimento do posicionamento e visibilidade dos produtos comercializados nos PDV’s, bem como a ambientação, climatização dos locais e ainda, analisar os principais percursos percorridos pelos diversos consumidores a serem observados nos corredores das lojas de varejo.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
Os alunos devem fazer o layout de um supermercado ou loja de varejo a sua escolha.
Devem ainda escolher um produto de uma categoria comercializado naquele PDV e fazer uma análise do posicionamento e da visibilidade deste produto na loja.
OBS. O produto a ser analisado poderá ou não ser relacionado com o cliente de seu Projeto Experimental (PREX I).

DESTALHAMENTO DAS ETAPAS – TÓPICOS DO TRABALHO

1. Introdução: Breve histórico a respeito do local analisado mencionando os pontos positivos e negativos encontrados no mesmo e possíveis diferenciais de seus concorrentes.

2. Layout: Os alunos devem ir a uma loja de varejo e desenhar uma planta baixa da loja incluindo os corredores, seções de produtos, pontas de gôndola, ilhas promocionais, telas ou redes de TV interna , enfim um mapa detalhado do local para que possam então analisar a razão de sua diagramação.



3. Técnicas de Merchandising: A agência devem enumerar as técnicas de merchandising aplicadas no PDV, de preferência com apoio de fotos do local. Ex: Ambientação; a agência deve pesquisar se a loja desenvolve algum tipo de ambientação ou divisão de setores, com cores, cenografias, piso diferenciado, climatização, barreiras de vidro ou balcões para alguma área. Qual ou quais? Se conseguiram perceber o motivo disso? A loja tem ar condicionado? Tem música ambiente? Tem rádio ou locutor? Qual a cor do piso? Paredes? Altura do teto? Há espelho nas paredes? Enfim o aluno deve entender e analisar a ambientação da loja em questão. (Banheiros, fraldário, área de recreação infantil, SAC, lanchonete, estacionamento, tudo!).

4. Seção e ou Categoria: Com a escolha de um produto pertencente a uma categoria. Os alunos entram nesta seção do mercado ou loja e analisam a visibilidade e posição do produto na gôndola e o comparam com seus concorrentes diretos e indiretos. Exemplo: amendoim colocado ao lado de cervejas em lata, para fazer o Cross Sailing ou venda cruzada. Deve verificar o SOV ou Faicing do produto na gôndola, ou seja quantas frentes ele tem na gôndola e quantas prateleiras ocupa? Analisar também as dos seus concorrentes?



Exemplo de facing quedeve ir no trabalho:

5. Percurso: Analisar e fazer o percurso de no mínimo 5 clientes, sendo o Ideal 10 consumidores. Devem, portanto percorrer até 10 percursos, para criar um padrão. Devem também ser observados as idades e segmentos demográficos das pessoas que percorrem ao entrarem na loja. Não é preciso analisar aqui os produtos que colocam em seus carrinhos, mas sim a forma de percorrer o mercado, quantos zig-zags ou vai e vens e por onde passam primeiro, onde olham, onde param. A agência (alunos) deve analisar o percurso detalhadamente que os diferentes consumidores fazem.
6. Decisão de Compra: para aprofundarmos nossa pesquisa de campo e constatar fatos elencados pelos autores estudados na disciplina, pedimos à agência que verifique nos 10 clientes pesquisados no percurso, o tempo gasto e a forma de tomada de decisão na escolha do produto ou da categoria escolhida pela agência. Ex: a agência escolheu café, no setor de café a agência delineou o SOB ou faicing,sua posição , ao acompanhar no percurso os 10 clientes ele deve anotar o tempo que o cliente demorou para escolher e que elementos ele considerou, ele comparou embalagens na mão? cheirou? Só olhou a linha dos olhos? comparou preços?


7. Conclusão: A agência deverá fazer uma análise final do que viram, ouviram, sentiram no PDV e sobre a exposição do produto escolhido por eles. Como eles melhorariam a visibilidade deste produto? ou ainda, que técnicas de merchandising aplicariam neste PDV?

7 comentários:

  1. Olá Professor,
    em nosso Prex trabalharemos com a Pet Center Marginal, e como vc sabe é uma loja bem grande!
    Será que para o trabalho de AV2 podemos trabalhar com a Pet também?

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  2. Dear teacher Kermit, Dandie this job is hard work.

    Sincerely, your students.

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  3. OLá turma memorial, estou apenas nas terças mesmo,sinto muitíssimo. Mas meu e-mail esta aberto e o blog também...

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  4. Professor, aonde acho no seu blog (não sei se tem) os textos que estamos estudando em sala para o trabalho da AV1 para aplicarmos as técnicas?

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  5. Os textos não constam no Blog, les vieramde outros livros e sites que trouxeram notícias sobre Promoção e merchandising.
    Temos o link com o blog da egina Blessa, uma das autoras com que lidamos neste semestre.

    Atenciosamente
    Caco

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