Espero que o trabalho tenha contribuido em sua formação profissional.
Segue abaixo o descritivo do trabalho que deverá ser entregue na Av1.
Entendam que este trabalho pátco irá ajuda-los a desenvolver competências para analisar e criarem layouts de PDVs, segundo a lógica de consumo.
TRABALHO DE MERCHANDISING
Exemplo de facing quedeve ir no trabalho:
5. Percurso: Analisar e fazer o percurso de no mínimo 5 clientes, sendo o Ideal 10 consumidores. Devem, portanto percorrer até 10 percursos, para criar um padrão. Devem também ser observados as idades e segmentos demográficos das pessoas que percorrem ao entrarem na loja. Não é preciso analisar aqui os produtos que colocam em seus carrinhos, mas sim a forma de percorrer o mercado, quantos zig-zags ou vai e vens e por onde passam primeiro, onde olham, onde param. A agência (alunos) deve analisar o percurso detalhadamente que os diferentes consumidores fazem.
OBJETIVO TRABALHO
Proporcionar aos alunos uma vivência nas lojas de varejo e nos PDV’s. Levá-los ao conhecimento do posicionamento e visibilidade dos produtos comercializados nos PDV’s, bem como a ambientação, climatização dos locais e ainda, analisar os principais percursos percorridos pelos diversos consumidores a serem observados nos corredores das lojas de varejo.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
Os alunos devem fazer o layout de um supermercado ou loja de varejo a sua escolha.
Devem ainda escolher um produto de uma categoria comercializado naquele PDV e fazer uma análise do posicionamento e da visibilidade deste produto na loja.
OBS. O produto a ser analisado poderá ou não ser relacionado com o cliente de seu Projeto Experimental (PREX I).
DESTALHAMENTO DAS ETAPAS – TÓPICOS DO TRABALHO
1. Introdução: Breve histórico a respeito do local analisado mencionando os pontos positivos e negativos encontrados no mesmo e possíveis diferenciais de seus concorrentes.
2. Layout: Os alunos devem ir a uma loja de varejo e desenhar uma planta baixa da loja incluindo os corredores, seções de produtos, pontas de gôndola, ilhas promocionais, telas ou redes de TV interna , enfim um mapa detalhado do local para que possam então analisar a razão de sua diagramação.
3. Técnicas de Merchandising: A agência devem enumerar as técnicas de merchandising aplicadas no PDV, de preferência com apoio de fotos do local. Ex: Ambientação; a agência deve pesquisar se a loja desenvolve algum tipo de ambientação ou divisão de setores, com cores, cenografias, piso diferenciado, climatização, barreiras de vidro ou balcões para alguma área. Qual ou quais? Se conseguiram perceber o motivo disso? A loja tem ar condicionado? Tem música ambiente? Tem rádio ou locutor? Qual a cor do piso? Paredes? Altura do teto? Há espelho nas paredes? Enfim o aluno deve entender e analisar a ambientação da loja em questão. (Banheiros, fraldário, área de recreação infantil, SAC, lanchonete, estacionamento, tudo!).
4. Seção e ou Categoria: Com a escolha de um produto pertencente a uma categoria. Os alunos entram nesta seção do mercado ou loja e analisam a visibilidade e posição do produto na gôndola e o comparam com seus concorrentes diretos e indiretos. Exemplo: amendoim colocado ao lado de cervejas em lata, para fazer o Cross Sailing ou venda cruzada. Deve verificar o SOV ou Faicing do produto na gôndola, ou seja quantas frentes ele tem na gôndola e quantas prateleiras ocupa? Analisar também as dos seus concorrentes?
Exemplo de facing quedeve ir no trabalho:
5. Percurso: Analisar e fazer o percurso de no mínimo 5 clientes, sendo o Ideal 10 consumidores. Devem, portanto percorrer até 10 percursos, para criar um padrão. Devem também ser observados as idades e segmentos demográficos das pessoas que percorrem ao entrarem na loja. Não é preciso analisar aqui os produtos que colocam em seus carrinhos, mas sim a forma de percorrer o mercado, quantos zig-zags ou vai e vens e por onde passam primeiro, onde olham, onde param. A agência (alunos) deve analisar o percurso detalhadamente que os diferentes consumidores fazem.
6. Decisão de Compra: para aprofundarmos nossa pesquisa de campo e constatar fatos elencados pelos autores estudados na disciplina, pedimos à agência que verifique nos 10 clientes pesquisados no percurso, o tempo gasto e a forma de tomada de decisão na escolha do produto ou da categoria escolhida pela agência. Ex: a agência escolheu café, no setor de café a agência delineou o SOB ou faicing,sua posição , ao acompanhar no percurso os 10 clientes ele deve anotar o tempo que o cliente demorou para escolher e que elementos ele considerou, ele comparou embalagens na mão? cheirou? Só olhou a linha dos olhos? comparou preços?
7. Conclusão: A agência deverá fazer uma análise final do que viram, ouviram, sentiram no PDV e sobre a exposição do produto escolhido por eles. Como eles melhorariam a visibilidade deste produto? ou ainda, que técnicas de merchandising aplicariam neste PDV?
Olá Professor,
ResponderExcluirem nosso Prex trabalharemos com a Pet Center Marginal, e como vc sabe é uma loja bem grande!
Será que para o trabalho de AV2 podemos trabalhar com a Pet também?
sim podem
ResponderExcluircaco
Dear teacher Kermit, Dandie this job is hard work.
ResponderExcluirSincerely, your students.
To learn is hard but greatfull
ResponderExcluirOLá turma memorial, estou apenas nas terças mesmo,sinto muitíssimo. Mas meu e-mail esta aberto e o blog também...
ResponderExcluirProfessor, aonde acho no seu blog (não sei se tem) os textos que estamos estudando em sala para o trabalho da AV1 para aplicarmos as técnicas?
ResponderExcluirOs textos não constam no Blog, les vieramde outros livros e sites que trouxeram notícias sobre Promoção e merchandising.
ResponderExcluirTemos o link com o blog da egina Blessa, uma das autoras com que lidamos neste semestre.
Atenciosamente
Caco