PENSADORES QUE ME TOCAM

“Quando você pergunta a si mesmo se é feliz, você deixa de sê-lo… Os antigos provavelmente suspeitavam disso, razão pela qual sugeriam que, sem trabalho duro, a vida não ofereceria nada que a tornasse valiosa. Dois milênios depois, a sugestão não parece ter perdido a atualidade.” Zygmunt Bauman

“O homem que não sabe dominar seus impulsos instintivos é sempre escravo daquele que se propõe a satisfazê-los”

"Qualquer que seja a razão, o inconsciente muitas vezes nos domina e sempre nos cega " Gustave Le Bon

15 de março de 2011

FLASHMOB - Promoções performáticas no PDV

Olá amigos, estudantes de comunicação e marketing
Eis que uma colega e estudante de publicidade, na UNINOVE VM, bloggeira escreveu alertando para o nome da ação desenvolvida Flashmob.
É preciso entender que as mobilizações instantâneas (flashmob), neste caso, não são expontâneas ou ao acaso, ou de pessoas simples em busca de diversão, mas estão promovendo uma marca ou produto. Isso fica evidente no vídeo encontrado onde mais de uma centena de dancarinos contratados se misturam em meio a uma estação e trem para divulgar umA MARCA DE CELULAR "T MOBILE" no blog:
http://blogcitario.blog.br/2010/02/flashmob-fail-da-microsoft/
exibido agora abaixo


A estudante da V.Maria me disse já ter participado de flash mobs e pelo que entendi não recebeu nada por isso, bem ai esta uma forma barata de mobilizar pessoas divulgar marcas e produtos em viral e mídia de massa expontânea e neste caso específico nem pagar o casting.
Mas vejam as boas ações de Flashmob são de daçarinos e performances profissionais, bem pagos e remunerados e treinados para a ação, fantasiados de cidadãos comuns em seu cotidiano, às vezes fingindo gravidez como no vídeo do mercado ou ainda como empregados. A Microsoft tentou fazer com seus funcionários reais em uma loja, para ver se o pessoal se animava, foi um desastre. vejam:

Viral Marketing powered by Wooshii.com

A inovação não é tão custosa quanto parece ser, criatividade é a palavra de ordem para quem não dispõe de verbas astronómicas.
Vejam dois exemplos de musicias em PDVs que se tornaram virais muito bem aceitos:

Supermercado:


http://www.youtube.com/watch?v=WnY59mDJ1gg

6 comentários:

  1. Esse grupo é engraçado eu tinha visto no Gizmodo.
    Parabéns Caco pelo blog e inciativa, nos ajuda bastante!
    Quando der, mesmo que estando desatualizado, visite nosso blog sobre publicidade: www.bardaveia.wordpress.com

    Abraços,
    Sanny

    ResponderExcluir
  2. teve uma tentativa da Microsoft de fazer um flash mob que foi humilhante, vc deveria colocá-la no post também :D

    ResponderExcluir
  3. neste caso, acho que a melhor definição seria flash mob, professor :D

    ResponderExcluir
  4. Aliás, a Improv Everywhere é conhecida por fazer flash mobs, entre eles o No Pants, eu participei, por favor professor corrija, não tem nada a ver com PDV, as pessoas simplesmente organizam para fazer graça, esse era o principal intuito, porém com a disseminação da popularidade dos flashmobs , andou sendo *mal usado* apra fazer a divulgação "acidental" de produtos, entre eles o mais recente o do Club Social, que aliás está horrível, nem vou participar.
    Sou a aluna da manhã da Vila Maria tá?
    Qualquer coisa, me pergunte mais a respeito de flashmobs, tenho participado de vários.

    ResponderExcluir
  5. falando em flashmob, ocorrerá um, o Pillow Fight dia 3 de março, 17hs no Vale do Anhangabaú

    outro flash mob ocorrerá, o No Pants, data a marcar, siga o meu blog para mais informações

    ResponderExcluir
  6. Caco, o bacana das performances é que elas resgatam o potencial do corpo como mídia. Um pensador bacana é Harry Pross e sua teoria das mídias. Para ele, o corpo é mídia primária, pois requer que emissor e receptor compartilhem o mesmo tempo/espaço. Obviamente, em tempos digitais, a rápida performance (flash mob) não fica restrita ao tempo/espaço em que ocorreu: é transladada para a web, mídia terciária por excelência, onde se viraliza. Muito bacana seu blog e os posts! Um abraço! (Aguardo sua visita no http://www.cintiadalbello.blogspot.com).

    ResponderExcluir