PENSADORES QUE ME TOCAM

“Quando você pergunta a si mesmo se é feliz, você deixa de sê-lo… Os antigos provavelmente suspeitavam disso, razão pela qual sugeriam que, sem trabalho duro, a vida não ofereceria nada que a tornasse valiosa. Dois milênios depois, a sugestão não parece ter perdido a atualidade.” Zygmunt Bauman

“O homem que não sabe dominar seus impulsos instintivos é sempre escravo daquele que se propõe a satisfazê-los”

"Qualquer que seja a razão, o inconsciente muitas vezes nos domina e sempre nos cega " Gustave Le Bon

10 de março de 2010

NEC cria outdoor inteligente

Outro dia falamos em classe sobre as novas tecnologias a favor do consumo nos PDVs, das telas de plasma e LCD inteligentes que identificariam você no PDV e a celebridade (Garoto ou garota propaganda) poderia se dirigir a você por meio de um emulador vocal, com um texto pré programado, alterando o nome apenas.

Vou além , com as câmeras com tecnologia que identifica sorrisos, isso poderia ser colocado a serviço ou em interface com estes programa? Sendo assim a tela reconheceria se você gostou ou não da abordagem ou do texto e poderia redirecionar a argumentação conforme a reação do receptor presente diante do quadro digital (tv ou outdoor)

Vejam só o que descobri no site da Unisinos no RS.

"NEC cria painel que identifica idade e gênero do consumidor

A gigante japonesa NEC lançou um outdoor que pode identificar o sexo e a idade das pessoas enquanto elas estão andando e, em seguida oferecer publicidade personalizada de acordo com essas informações coletadas, bem parecida com uma cena do filme Minority Report onde a personagem de Tom Cruise passa por um outdoor que o identifica e sugere que ele tome uma cerveja Guiness.
O sistema usa uma câmera acoplada ao monitor que através de reconhecimento facial calcula a idade aproximada das pessoas, com precisão de mais ou menos 10 anos.
A tecnologia que já está em funcionamento no Japão, está perto de chegar aos Estados Unidos, onde a NEC espera começar os testes de campo dos sinais dentro de dois a três meses.
A empresa reconhece que os americanos podem não se sentir completamente confortáveis com um cartaz que pode ler o seu rosto mas, para aqueles que têm como preocupação a privacidade, a NEC argumenta que o sistema foi criado para manter as pessoas anônimas.

E você, o que acha? É a tecnologia que facilita o outdoor ou uma invasão de privacidade?"

Abraços
Caco

Um comentário:

  1. Realmente, na minha opinião este tipo de ação é interessante no oriente pelo fato da curiosidade, das informações que o painel passa, etc... Nos EUA, as pessoas têm muito medo em relação a esse tipo de exposição, talvez não seria muito relevante para os estadunidenses.

    Ah, segue abaixo o meu blog onde posto/discuto algumas peças também.

    www.sobreascoisas.com.br

    ResponderExcluir