Outro dia falamos em classe sobre as novas tecnologias a favor do consumo nos PDVs, das telas de plasma e LCD inteligentes que identificariam você no PDV e a celebridade (Garoto ou garota propaganda) poderia se dirigir a você por meio de um emulador vocal, com um texto pré programado, alterando o nome apenas.
Vou além , com as câmeras com tecnologia que identifica sorrisos, isso poderia ser colocado a serviço ou em interface com estes programa? Sendo assim a tela reconheceria se você gostou ou não da abordagem ou do texto e poderia redirecionar a argumentação conforme a reação do receptor presente diante do quadro digital (tv ou outdoor)
Vejam só o que descobri no site da Unisinos no RS.
"NEC cria painel que identifica idade e gênero do consumidor
A gigante japonesa NEC lançou um outdoor que pode identificar o sexo e a idade das pessoas enquanto elas estão andando e, em seguida oferecer publicidade personalizada de acordo com essas informações coletadas, bem parecida com uma cena do filme Minority Report onde a personagem de Tom Cruise passa por um outdoor que o identifica e sugere que ele tome uma cerveja Guiness.
O sistema usa uma câmera acoplada ao monitor que através de reconhecimento facial calcula a idade aproximada das pessoas, com precisão de mais ou menos 10 anos.
A tecnologia que já está em funcionamento no Japão, está perto de chegar aos Estados Unidos, onde a NEC espera começar os testes de campo dos sinais dentro de dois a três meses.
A empresa reconhece que os americanos podem não se sentir completamente confortáveis com um cartaz que pode ler o seu rosto mas, para aqueles que têm como preocupação a privacidade, a NEC argumenta que o sistema foi criado para manter as pessoas anônimas.
E você, o que acha? É a tecnologia que facilita o outdoor ou uma invasão de privacidade?"
Abraços
Caco
The intent of this blog is bring to discussion the comunication, the mediations & media practices on the market. We intent analise the education methods and didatics to teach comunication and merchandising to university students of publicity and marketing. You can translate this texts on your computer using google translator. Good read, sound and experience.
PENSADORES QUE ME TOCAM
“Quando você pergunta a si mesmo se é feliz, você deixa de sê-lo… Os antigos provavelmente suspeitavam disso, razão pela qual sugeriam que, sem trabalho duro, a vida não ofereceria nada que a tornasse valiosa. Dois milênios depois, a sugestão não parece ter perdido a atualidade.” Zygmunt Bauman
“O homem que não sabe dominar seus impulsos instintivos é sempre escravo daquele que se propõe a satisfazê-los”
"Qualquer que seja a razão, o inconsciente muitas vezes nos domina e sempre nos cega " Gustave Le Bon
“O homem que não sabe dominar seus impulsos instintivos é sempre escravo daquele que se propõe a satisfazê-los”
"Qualquer que seja a razão, o inconsciente muitas vezes nos domina e sempre nos cega " Gustave Le Bon
Realmente, na minha opinião este tipo de ação é interessante no oriente pelo fato da curiosidade, das informações que o painel passa, etc... Nos EUA, as pessoas têm muito medo em relação a esse tipo de exposição, talvez não seria muito relevante para os estadunidenses.
ResponderExcluirAh, segue abaixo o meu blog onde posto/discuto algumas peças também.
www.sobreascoisas.com.br