VISIBILIDADE NO PONTO DE VENDA. PRINCIAPAL FATOR PARA O SUCESSO DO LANÇAMENTO DE UM PRODUTO.
Matéria produzida pela aluna do Memorial 02/2010: Karine - karine.mayara@terra.com.br
De acordo com a matéria divulgada pelo site Mundo do Marketing, http://www.mundodomarketing.com.br, a revista Supermercado Moderno, encomendou um estudo a Toolbox TM, empresa especializada em auditoria e monitoramento do ponto de venda, com o intuito de descobrir o que motiva a compra de um novo produto.
A amostra foi realizada com 1.488 participantes via internet, entre eles homens e mulheres, entre 20 e 69 anos, das classes A, B e C, shoppers, compradores de lançamentos nos últimos três meses ou com intenção de compra nos próximos três meses.
Foi identificado que a principal característica do consumidor brasileiro é o fato dele já ter conhecimento do produto antes de chegar no PDV. E como isso acontece?
Dos 66% que disseram ter visto ou ouvido falar sobre o lançamento do produto antes de adquiri-lo, 27,7% assistiram a propaganda na TV, contra 13,5% que o conheceram pela internet. Isso significa que a TV ainda é a ferramenta mais eficaz para divulgar as novidades do varejo. Diante disso, a visibilidade no PDV é o principal atrativo para o lançamento de um novo produto.
A pesquisa mostra ainda novos hábitos e velhas soluções: 55,4 % dos shoppers decidiram a compra do novo produto no PDV, enquanto 44,6% já tinham planejado.
Nesse ínterim, seu comportamento tem demonstrado aumento na percepção dos materiais de ponto de venda. Desde 98 eles tem lembrados do material promocional, nesta época registrava 44% de lembrança, em 2004, 42% e, em 2010, 71%.
Por outro lado a busca por novos produtos aponta que primeiramente as empresas devem investir em novidades, já que 58,5% dos participantes afirmaram que substituem as compras que normalmente fazem por produtos novos.
Além disso, a pesquisa demonstra que os níveis de fidelidade do produto é diferente, ela depende da categoria do produto, alguns conseguem retê-los por mais tempo e outras não.
Na categoria eletrodomesticos, por exemplo, a geladeira é o lancamento preferido dos shoppers, segundo a pesquisa ela foi o produto comprado por 18.2% dos entrevistados. Na categoria eletroeletrônico, 31.9% compraram tvs. Entre os itens mais vendidos nas opções de aparelhos moveis foram os celulares com radio e mp3. No caso dos eletros e dos celulares os shoppers buscam informações na internet antes de ir ao pdv.
Outra questão levantada no estudo é adequação da variedade de produtos ao desejo do consumidor, pois atualmente nas lojas de celulares e eletro, por exemplo, as marcas expõem apenas os produtos em ofertas para supostamente aumentar a movimentação no pdv, ou seja o produto está sendo exposto, não visto.
Dos entrevistados, segundo dados do estudo, 32% concordam que a falta do produto que ele busca na prateleira quando ele é lançado é a pior experiência no pdv. Sendo assim antes de pensarmos em mirabolantes peças de publicidade devemos nos atentar a todas as pesquisas sobre comportamento do consumidor, principalmente quando se fala em pdv.
No dia 06 de outubro sai o resultado da terceira edição da pesquisa ‘’ "O Comportamento do Consumidor em Super e Hipermercados".
The intent of this blog is bring to discussion the comunication, the mediations & media practices on the market. We intent analise the education methods and didatics to teach comunication and merchandising to university students of publicity and marketing. You can translate this texts on your computer using google translator. Good read, sound and experience.
PENSADORES QUE ME TOCAM
“Quando você pergunta a si mesmo se é feliz, você deixa de sê-lo… Os antigos provavelmente suspeitavam disso, razão pela qual sugeriam que, sem trabalho duro, a vida não ofereceria nada que a tornasse valiosa. Dois milênios depois, a sugestão não parece ter perdido a atualidade.” Zygmunt Bauman
“O homem que não sabe dominar seus impulsos instintivos é sempre escravo daquele que se propõe a satisfazê-los”
"Qualquer que seja a razão, o inconsciente muitas vezes nos domina e sempre nos cega " Gustave Le Bon
“O homem que não sabe dominar seus impulsos instintivos é sempre escravo daquele que se propõe a satisfazê-los”
"Qualquer que seja a razão, o inconsciente muitas vezes nos domina e sempre nos cega " Gustave Le Bon
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