PENSADORES QUE ME TOCAM

“Quando você pergunta a si mesmo se é feliz, você deixa de sê-lo… Os antigos provavelmente suspeitavam disso, razão pela qual sugeriam que, sem trabalho duro, a vida não ofereceria nada que a tornasse valiosa. Dois milênios depois, a sugestão não parece ter perdido a atualidade.” Zygmunt Bauman

“O homem que não sabe dominar seus impulsos instintivos é sempre escravo daquele que se propõe a satisfazê-los”

"Qualquer que seja a razão, o inconsciente muitas vezes nos domina e sempre nos cega " Gustave Le Bon

27 de outubro de 2010

Sucesso = Visibilidade no PDV

VISIBILIDADE NO PONTO DE VENDA. PRINCIAPAL FATOR PARA O SUCESSO DO LANÇAMENTO DE UM PRODUTO.



Matéria produzida pela aluna do Memorial 02/2010: Karine - karine.mayara@terra.com.br

De acordo com a matéria divulgada pelo site Mundo do Marketing, http://www.mundodomarketing.com.br, a revista Supermercado Moderno, encomendou um estudo a Toolbox TM, empresa especializada em auditoria e monitoramento do ponto de venda, com o intuito de descobrir o que motiva a compra de um novo produto.

A amostra foi realizada com 1.488 participantes via internet, entre eles homens e mulheres, entre 20 e 69 anos, das classes A, B e C, shoppers, compradores de lançamentos nos últimos três meses ou com intenção de compra nos próximos três meses.

Foi identificado que a principal característica do consumidor brasileiro é o fato dele já ter conhecimento do produto antes de chegar no PDV. E como isso acontece?

Dos 66% que disseram ter visto ou ouvido falar sobre o lançamento do produto antes de adquiri-lo, 27,7% assistiram a propaganda na TV, contra 13,5% que o conheceram pela internet. Isso significa que a TV ainda é a ferramenta mais eficaz para divulgar as novidades do varejo. Diante disso, a visibilidade no PDV é o principal atrativo para o lançamento de um novo produto.

A pesquisa mostra ainda novos hábitos e velhas soluções: 55,4 % dos shoppers decidiram a compra do novo produto no PDV, enquanto 44,6% já tinham planejado.

Nesse ínterim, seu comportamento tem demonstrado aumento na percepção dos materiais de ponto de venda. Desde 98 eles tem lembrados do material promocional, nesta época registrava 44% de lembrança, em 2004, 42% e, em 2010, 71%.

Por outro lado a busca por novos produtos aponta que primeiramente as empresas devem investir em novidades, já que 58,5% dos participantes afirmaram que substituem as compras que normalmente fazem por produtos novos.

Além disso, a pesquisa demonstra que os níveis de fidelidade do produto é diferente, ela depende da categoria do produto, alguns conseguem retê-los por mais tempo e outras não.


Na categoria eletrodomesticos, por exemplo, a geladeira é o lancamento preferido dos shoppers, segundo a pesquisa ela foi o produto comprado por 18.2% dos entrevistados. Na categoria eletroeletrônico, 31.9% compraram tvs. Entre os itens mais vendidos nas opções de aparelhos moveis foram os celulares com radio e mp3. No caso dos eletros e dos celulares os shoppers buscam informações na internet antes de ir ao pdv.


Outra questão levantada no estudo é adequação da variedade de produtos ao desejo do consumidor, pois atualmente nas lojas de celulares e eletro, por exemplo, as marcas expõem apenas os produtos em ofertas para supostamente aumentar a movimentação no pdv, ou seja o produto está sendo exposto, não visto.

Dos entrevistados, segundo dados do estudo, 32% concordam que a falta do produto que ele busca na prateleira quando ele é lançado é a pior experiência no pdv. Sendo assim antes de pensarmos em mirabolantes peças de publicidade devemos nos atentar a todas as pesquisas sobre comportamento do consumidor, principalmente quando se fala em pdv.

No dia 06 de outubro sai o resultado da terceira edição da pesquisa ‘’ "O Comportamento do Consumidor em Super e Hipermercados".

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